A mudança de nome aconteceu durante a segunda guerra mundial, depois de um decreto do governo Getúlio Vargas, que proibia em qualquer entidade o uso de nomes relacionados aos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Com isso o nosso querido Palestra Itália teve que mudar de nome, e então passou a se chamar Palestra de São Paulo, mas mesmo com essa mudança o time sofreu muita pressão política e poderia perder o seu patrimônio e ser excluído do campeonato que liderava, então o Palestra teve que mudar de nome novamente.
Houve uma reunião para uma mudança de nome nas vésperas da final do campeonato paulista contra o São Paulo, na reunião o clima estava muito tenso quando o Dr. Mario Minervino pediu a palavra e disse:
“Não nos querem Palestra, pois seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões.”
Então o time mudou de nome e passou a se chamar Palmeiras, o time entrou em campo com a bandeira brasileira e venceu o jogo depois que o São Paulo abandonou a partida quando já estava perdendo por 3x1.
O Palestra Itália acabou e nasceu o Palmeiras vencendo o campeonato Paulista, as manchetes dos jornais da época depois do titulo foram.
"Morreu líder, nasceu campeão".
Por isso a data de 20 de setembro de 1942 é conhecida como a Arrancada Heróica.
0 comentários:
Postar um comentário